Serei sedentário?

Segundo o artigo da Drª. Catrine Tudor-Locke, do Arizona State University, nos Estados Unidos da América, somos sedentários se não dermos mais de 5000 passos por dia.

O estudo recomenda o seguinte (para adultos saudáveis):

  1. Menos de 5000 passos / dia pode ser considerado como “sedentarismo”
  2. Entre 5000-7499 passos por dia é típico da actividade diária normal excluindo a prática de desporto/exercício físico e pode ser considerado “baixa actividade”.
  3. 7500-9999 passos provavelmente inclui alguns exercícios ou caminhar (e/ou um trabalho que exija andar um pouco mais do que o normal) e pode ser considerado “pouco activo”.
  4. 10000 passos por dia indica o nível usado para classificar os indivíduos como “activos”.
  5. Indivíduos que realizam mais de 12500 passos por podem ser classificados como “altamente activos”.

O número “mágico” é certamente os 10000 passos! Atenção que para os mais idosos, os doentes com doenças crónicas este valor pode ser muito elevado, por outro lado 10000 passos para uma criança pode ser pouco.
Recomendamos a aquisição de um pedómetro que consiste num pequeno aparelho que conta os seus passos e ajuda-o a programar a sua caminhada.

O aumento do número de passos deve ser gradual e muitas vezes passa por aumentar a duração da sua caminhada de final de tarde! O podómetro encontra em qualquer loja de desporto ou uma pesquisa no Google aqui.

Fonte: http://adisonline.com/sportsmedicine/pages/articleviewer.aspx?year=2004&issue=34010&article=00001&type=abstract

 

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